quinta-feira, março 09, 2006

CABARET

Historicamente falando,“Cabaret” foi uma atividade artística e social que floresceu na Europa durante um período de cinquenta anos, desde a abertura em 1881 do famoso “Chat Noir” - “O gato Preto” em Paris, até os anos trinta deste século, quando as crises políticas reprimiam a liberdade de pensamento, expressão e inovação que caracteriza esta forma de arte popular.
No palco do “Chat Noir”, os artistas se associavam ou confrontavam o público, muitas vezes de forma provocativa, sendo este elemento o coração do “Cabaret” nestes primeiros períodos. Para a sociedade contemporânea, a oportunidade de encontrar as “estrelas” do dia era irresistível.
A atmosfera do Chat Noir seria copiada mais tarde por centenas de outros pequenos estabelecimentos bem além das fronteiras da França. Os artistas de Cabaret defendiam que a comunicação verbal aliada à sátira e ao riso eram elementos essenciais na intimidade com a platéia. No final do século XIX e início do XX, algumas personalidades foram responsáveis pela expansão do gênero em outros lugares da Europa.

Principalmente na Alemanha, como por exemplo a arte da estilista e performer francesa Yvette Gilbert, musa de Tolouse-Lautrec retratada pelo artista em um de seus quadros mais famosos.
O estilo e a irreverência de Yvette conquistaram a simpatia dos germânicos que compreenderam esta linguagem de uma forma excepcional. No início do programa, você poderá ouvir a voz desta personalidade interpretando uma canção em uma gravação histórica....

KABARETT / CABARET/ CABARÉ............
O primeiro estabelecimento do gênero que se destacou em Berlim foi fundado em 1901 por Ernst von Wolzogen, o cabaret chamado “Überbretll”, e teve como primeiro diretor musical o compositor de operetas Oscar Strauss, que depois foi substituído por ninguém mais, ninguém menos, que o austríaco Arnold Schoenberg. O Cabaret ganhou força total na Alemanha na era de Weimar. Após a Primeira Guerra Mundial, o movimento se tornou mais sofisticado, mais rico em conteúdo, crítica social e visão política do que em fases anteriores.
Devido à perseguição Nazista, as criações destes compositores ficariam conhecidas como Entartete Kunst, ou seja, Arte degenerada e Banida.
Compositores que se destacaram no movimento como Friedrich Hollaender, a dupla Brecht & Weill, e Spoliansky foram perseguidos por Hitler e acabaram deixando a Alemanha. Assim como todos os artistas e intelectuais ligados ao movimento do cabaret Alemão.

Sem dúvida nenhuma, um dos maiores trunfos do Cabaret, é que ele é um gênero atemporal. Mesmo hoje, as letras e músicas causam impacto pela forma e o estilo característico ainda tão atual.
Este programa de hoje não se propõe a mostrar gravações históricas ou músicas de época, mas sim o que aconteceu ou está acontecendo com os músicos, filhos, bisnetos ou tataranetos desta geração que enfrentou tempos de guerras e a guerra do tempo. Trazemos recitais gravados ao vivo, entre o final da década de 70 e o ano de 2002, com músicos que dão continuidade a esta família eternamente banida.

Neste programa você ouve a dupla alemã Christine Weber e Timm Beckmann,


o menino prodígio francês conhecido como Arthur H, e...

para finalizar, a classe e categoria de INGRID CAVEN,

uma das melhores “Chanteuses” da atualidade, esposa do escritor Jean-Jacques Schuhl, musa e ex-amante do cineasta Rainer Werner Fassbinder. Em um recital gravado ao vivo em Paris (1978) ela canta melodias compostas por Peer Raben com letras de Fassbinder.
Tudo isso hoje á meia-noite em MÚSICA DE INVENÇÃO.........